O AÇO CARBONO

Apesar do ferro gusa ser a primeira etapa de fabricação do aço vários elementos de liga são adicionados ou suprimidos para formar as famílias de aço, dos mais rígidos aos mais estampáveis. O Carbono é o principal elemento endurecedor a sua quantidade é que define a classificação do aço.

CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES

Baixo carbono:

possui baixa resistência e dureza e alta tenacidade e ductilidade. É usinável e soldável. Geralmente é tratado termicamente.

Aplicações:

chapas automobilísticas, perfis estruturais, placas para produção de tubos, construção civil, pontes e latas de folhas de flandres.

Médio carbono:

possui maior resistência e dureza e menor tenacidade e ductilidade do que o baixo carbono. Apresentam quantidade de carbono suficiente para receber tratamento térmico de têmpera e revenimento.

Aplicações:

rodas e equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outras peças de máquinas, que necessitem de elevadas resistências mecânica e ao desgaste e tenacidade.

Alto carbono:

é o de maior resistência e dureza. Porém, apresentam menor ductilidade entre os aços carbono. Geralmente, são utilizados temperados ou revenidos, possuindo características de manutenção de um bom fio de corte.

Aplicações:

talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.

Clique nos links abaixo e faça o download dos nossos catálogos: